Este blog foi criado no intuito de aperfeiçoar o conhecimento em bioquímica. Informando, atualizando, esclarecendo e auxiliando o aluno de Bioquímica para o melhor entendimento e assimilação do conteúdo. Por isso Comente, pergunte, participe.
Pesquisando um pouco sobre a aula passada, acabei encontrando um trabalho de hidrogenação na indústria de alimentos.
" As ligações duplas presentes nos óleos que são líquidos , podem ser hidrogenadas, dando origem às gorduras que são sólidas. Dessa maneira, os óleos de milho, algodão, soja, arroz e outros, podem ser transformados em materiais pastosos, que são empregados no preparo de margarinas. As margarinas contêm, além de óleos vegetais hidrogenados, outros ingredientes, como, por exemplo, leite, vitamina A, aromatizantes e corantes. No passado, era hábito saturar todas as ligãções C=C dos óleos durante a fabricação da margarina. Atualmente,no entanto, há uma tendência cada vez maior de utilizar como matéria-prima óleos poliinsaturados( com várias ligações duplas), que sofrem hidrogenação de apenas algumas das ligações C=C presentes. O produto pastoso obtido ainda apresenta algumas insaturações. Segundo estudos médicos, tais produtos insaturados oferecem menos prejuízo à saúde do que os materiais gordurosos totalmente saturados."
Companheirismo "Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido". (Fernando Pessoa)
Está na hora da refeição e você não sabe se bebe ou não um copo de água ou suco para acompanhar. Beber ou não beber? Será que vai dar barriga? Será que vai prejudicar a digestão?
Bom, em primeiro lugar, água não engorda. Água não tem nenhuma caloria, portanto não engorda. O que acontece é que as pessoas não tomam água junto das refeições, e sim tomam refrigerantes e bebidas açucaradas. E isso engorda!
Existem profissionais que acreditam que não se deve tomar líquidos, (incluindo a água) junto das refeições porque ela diluiria o suco gástrico, prejudicando assim a digestão.
Outros dizem, que a água é absorvida no exato momento em que é bebida, portanto não existe como ela prejudicar a digestão.
Beber durante a refeições não dá barriga. Não é a ingestão de água que dá barriga. É que a pessoa come mais e engorda. Quando se bebe, come-se mais. É mais fácil comer bebendo do que comer sem beber.
A sensação de que o estômago está vazio é mais precoce quando há ingestão do líquido durante a refeição. A pessoa vai ficar com fome mais cedo. Para quem quer emagracer não é uma boa. Porém, existem trabalhos que mostram que a pessoa que toma líquido durante a refeições, vai se saciar mais rapidamente e terá uma necessidade menor de alimentos. Isso poderia até ajudar no tratamento de perda de peso.
Ingerir um pouco de líquido durante as refeições não é tão problemático assim. "Desde que não seja sempre", diz a médica especialista em nutrição, Carla Valéria de Alvarenga Antunes. O mais indicado, segundo ela, é beber uma hora antes e uma hora após as refeições.
Já para a nutróloga Alice Amaral, não há problema em beber sempre, desde que não ultrapasse a quantidade de 200ml. "Você não vai comer uma comida a seco, não é? Mas se você bebe muita água, você mastiga menos que deveria", diz.
Em um ponto as duas concordam: tomar refrigerante não traz benefício em momento algum. É melhor sempre evitá-lo, seja antes, durante ou depois das refeições. Além de engordar, ajuda no aparecimento das temidas celulites. Os apropriados são os sucos naturais ou água.
Muitas pessoas comem fibras para facilitar a digestão. Contudo, se você ingerir água ou qualquer outro líquido, a fibra vai passar mais rápido pelo intestino, diminuindo sua função. Outro problema é que o estômago produz o ácido clorídrico que é bem concentrado para digerir os alimentos. A água dilui este ácido e prejudica sua atividade, que acaba atuando menos em cima do alimento.
Quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é nada apropriado. "Quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai é mais fácil do alimento, misturado a água, refluir para o esôfago, causando esofagite", explica Carla. "Se a pessoa possui alguma patologia digestiva, a ingestão de líquido pode atrapalhar. É uma questão de bom senso", diz Alice.
Existem, contudo, casos de pessoas que devem ingerir líquido durante as refeições, como aquelas que não têm saliva, como quem passou por radioterapia ou quem não produz saliva. "Essas pessoas têm que beber, porque a digestão começa na boca. Quem não tem saliva, até para deglutir é muito difícil", afirma Alice Amaral.
Tomar liquidos junto das refeições, é um hábito, e como todo hábito, é muito difícil de ser mudado, aconselho portanto a moderar a ingestão de liquidos durante as refeições evitando exageros. Muitas pessoas gostam de tomar água ou outros líquidos durante as refeições para "limpar" as suas papilas gustativas e assim apreciar melhor o sabor dos alimentos consumidos.
Tomar suco natural e nao tomar refrigerantes é uma troca valiosa, ja que refrigerantes fornecem apenas calorias, enquanto que um copo de suco, muitas vitaminas e minerais.
É importante frisar que, tirando a hora das refeições, temos que tomar dois litros de água por dia.
Nélia a questão do ponto de fusão esta intimamente ligada a conformação da cadeia e suas interações, quando o lipídeo é insaturado possuindo ligações duplas isso ocasiona uma curvatura na cadeia carbônica, assim contendo uma ou mais dessas curvaturas o lipídeo não pode se agrupar de forma tão estreita como fazem o ácidos graxos saturados ja que eles não possuem ligações duplas para fazerem as curvaturas, portanto nos insaturados suas interações mútuas são mais fracas, como se gasta menor energia térmica para desfazer esses arranjos pobremente ordenados dos ácidos graxos insaturados, eles tem pontos de fusão menores que os ácidos graxos saturados do mesmo comprimento de cadeia. Espero Nélia que eu tenha respondido sua pergunta se não mande novamente sua dúvida. Dalva Azevedo
Nélia você sabe que devemos ter no organismos os dois tipos de lipídeos, lembre-se o exagero é que é ruim. Veja só: Os ácidos graxos saturados são normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal como leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordurosos (provolone, parmesão, mussarela), banha, bacon, sebo, toucinho, gordura das carnes, pele das aves e dos peixes. A exceção é feita para a gordura do coco, que é rica em Ácidos Graxos saturados, apesar de ser um alimento de origem vegetal, O consumo de alimentos contendo Ácidos Graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue. Nos ácidos graxos insaturados os quais são normalmente encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal, exceto para os óleos de peixe, que também são ricos em Ácidos Graxos insaturados, apesar de serem produtos de origem animal. Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia. Quando os hidrogênios se encontram no mesmo lado do plano, são chamados de cis, se estão em lados opostos, de trans. Os Ácidos Graxos trans estão presentes em produtos industrializados, como na margarina e na gordura vegetal hidrogenada. Em excesso, os Ácidos Graxos trans são tão ou mais prejudiciais que os Ácidos Graxos saturados, no que diz respeito à elevação dos níveis de colesterol sangüíneos. O consumo moderado de alimentos fontes de Ácidos Graxos insaturados está relacionado com a diminuição dos níveis de colesterol circulantes e conseqüentemente ao menor risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Então Nélia podemos notar que realmente o exagero é o pecado.
A regeneração do NAD é importante pois ele pode ser reutilizado pela célula, ou seja pode oxidar e reduzir várias vezes.Bom Nélia as reações pra cessar a respiração são por uma série de fatores, mas podemos pensar que se os NADH+ não forem oxidados vai chegar uma hora que não haverá mais NAD+ para receber elétrons, mesmo ocorrendo isso se os NADH+ não forem oxidados liberando seus elétrons para a CTE Cadeia Transportadora de elétrons nós não produzirimos ATP. Quanto realizamos a respiração celular todas as reações que ocorrem tem como finalidade a produção de ATP o NADH+ é reoxidado quando libera seus elétrons e consequentemente seu próton na CTE na primeira enzima receptor de elétrons conforme mostrado no vídeo na aula de sexta, se houver ausência de O2 nós não realizamos respiração consequentemente todos esses processos não serão realizados pela célula pois ela não terá o principal reagente na respiração celular.
Pesquisando um pouco sobre a aula passada, acabei encontrando um trabalho de hidrogenação na indústria de alimentos.
ResponderExcluir" As ligações duplas presentes nos óleos que são líquidos , podem ser hidrogenadas, dando origem às gorduras que são sólidas. Dessa maneira, os óleos de milho, algodão, soja, arroz e outros, podem ser transformados em materiais pastosos, que são empregados no preparo de margarinas. As margarinas contêm, além de óleos vegetais hidrogenados, outros ingredientes, como, por exemplo, leite, vitamina A, aromatizantes e corantes.
No passado, era hábito saturar todas as ligãções C=C dos óleos durante a fabricação da margarina. Atualmente,no entanto, há uma tendência cada vez maior de utilizar como matéria-prima óleos poliinsaturados( com várias ligações duplas), que sofrem hidrogenação de apenas algumas das ligações C=C presentes. O produto pastoso obtido ainda apresenta algumas insaturações.
Segundo estudos médicos, tais produtos insaturados oferecem menos prejuízo à saúde do que os materiais gordurosos totalmente saturados."
Companheirismo
ResponderExcluir"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido". (Fernando Pessoa)
Ingerir Água Na Hora das Refeições Engorda?
ResponderExcluirEstá na hora da refeição e você não sabe se bebe ou não um copo de água ou suco para acompanhar. Beber ou não beber? Será que vai dar barriga? Será que vai prejudicar a digestão?
Bom, em primeiro lugar, água não engorda. Água não tem nenhuma caloria, portanto não engorda. O que acontece é que as pessoas não tomam água junto das refeições, e sim tomam refrigerantes e bebidas açucaradas. E isso engorda!
Existem profissionais que acreditam que não se deve tomar líquidos, (incluindo a água) junto das refeições porque ela diluiria o suco gástrico, prejudicando assim a digestão.
Outros dizem, que a água é absorvida no exato momento em que é bebida, portanto não existe como ela prejudicar a digestão.
Beber durante a refeições não dá barriga. Não é a ingestão de água que dá barriga. É que a pessoa come mais e engorda. Quando se bebe, come-se mais. É mais fácil comer bebendo do que comer sem beber.
A sensação de que o estômago está vazio é mais precoce quando há ingestão do líquido durante a refeição. A pessoa vai ficar com fome mais cedo. Para quem quer emagracer não é uma boa. Porém, existem trabalhos que mostram que a pessoa que toma líquido durante a refeições, vai se saciar mais rapidamente e terá uma necessidade menor de alimentos. Isso poderia até ajudar no tratamento de perda de peso.
Ingerir um pouco de líquido durante as refeições não é tão problemático assim. "Desde que não seja sempre", diz a médica especialista em nutrição, Carla Valéria de Alvarenga Antunes. O mais indicado, segundo ela, é beber uma hora antes e uma hora após as refeições.
Já para a nutróloga Alice Amaral, não há problema em beber sempre, desde que não ultrapasse a quantidade de 200ml. "Você não vai comer uma comida a seco, não é? Mas se você bebe muita água, você mastiga menos que deveria", diz.
Em um ponto as duas concordam: tomar refrigerante não traz benefício em momento algum. É melhor sempre evitá-lo, seja antes, durante ou depois das refeições. Além de engordar, ajuda no aparecimento das temidas celulites. Os apropriados são os sucos naturais ou água.
Muitas pessoas comem fibras para facilitar a digestão. Contudo, se você ingerir água ou qualquer outro líquido, a fibra vai passar mais rápido pelo intestino, diminuindo sua função. Outro problema é que o estômago produz o ácido clorídrico que é bem concentrado para digerir os alimentos. A água dilui este ácido e prejudica sua atividade, que acaba atuando menos em cima do alimento.
Quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é nada apropriado. "Quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai é mais fácil do alimento, misturado a água, refluir para o esôfago, causando esofagite", explica Carla. "Se a pessoa possui alguma patologia digestiva, a ingestão de líquido pode atrapalhar. É uma questão de bom senso", diz Alice.
Existem, contudo, casos de pessoas que devem ingerir líquido durante as refeições, como aquelas que não têm saliva, como quem passou por radioterapia ou quem não produz saliva. "Essas pessoas têm que beber, porque a digestão começa na boca. Quem não tem saliva, até para deglutir é muito difícil", afirma Alice Amaral.
Tomar liquidos junto das refeições, é um hábito, e como todo hábito, é muito difícil de ser mudado, aconselho portanto a moderar a ingestão de liquidos durante as refeições evitando exageros. Muitas pessoas gostam de tomar água ou outros líquidos durante as refeições para "limpar" as suas papilas gustativas e assim apreciar melhor o sabor dos alimentos consumidos.
Tomar suco natural e nao tomar refrigerantes é uma troca valiosa, ja que refrigerantes fornecem apenas calorias, enquanto que um copo de suco, muitas vitaminas e minerais.
É importante frisar que, tirando a hora das refeições, temos que tomar dois litros de água por dia.
Nélia a questão do ponto de fusão esta intimamente ligada a conformação da cadeia e suas interações, quando o lipídeo é insaturado possuindo ligações duplas isso ocasiona uma curvatura na cadeia carbônica, assim contendo uma ou mais dessas curvaturas o lipídeo não pode se agrupar de forma tão estreita como fazem o ácidos graxos saturados ja que eles não possuem ligações duplas para fazerem as curvaturas, portanto nos insaturados suas interações mútuas são mais fracas, como se gasta menor energia térmica para desfazer esses arranjos pobremente ordenados dos ácidos graxos insaturados, eles tem pontos de fusão menores que os ácidos graxos saturados do mesmo comprimento de cadeia.
ResponderExcluirEspero Nélia que eu tenha respondido sua pergunta se não mande novamente sua dúvida.
Dalva Azevedo
Nélia você sabe que devemos ter no organismos os dois tipos de lipídeos, lembre-se o exagero é que é ruim. Veja só: Os ácidos graxos saturados são normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal como leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordurosos (provolone, parmesão, mussarela), banha, bacon, sebo, toucinho, gordura das carnes, pele das aves e dos peixes. A exceção é feita para a gordura do coco, que é rica em Ácidos Graxos saturados, apesar de ser um alimento de origem vegetal, O consumo de alimentos contendo Ácidos Graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue.
ResponderExcluirNos ácidos graxos insaturados os quais são normalmente encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal, exceto para os óleos de peixe, que também são ricos em Ácidos Graxos insaturados, apesar de serem produtos de origem animal. Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia. Quando os hidrogênios se encontram no mesmo lado do plano, são chamados de cis, se estão em lados opostos, de trans. Os Ácidos Graxos trans estão presentes em produtos industrializados, como na margarina e na gordura vegetal hidrogenada. Em excesso, os Ácidos Graxos trans são tão ou mais prejudiciais que os Ácidos Graxos saturados, no que diz respeito à elevação dos níveis de colesterol sangüíneos.
O consumo moderado de alimentos fontes de Ácidos Graxos insaturados está relacionado com a diminuição dos níveis de colesterol circulantes e conseqüentemente ao menor risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Então Nélia podemos notar que realmente o exagero é o pecado.
A regeneração do NAD é importante pois ele pode ser reutilizado pela célula, ou seja pode oxidar e reduzir várias vezes.Bom Nélia as reações pra cessar a respiração são por uma série de fatores, mas podemos pensar que se os NADH+ não forem oxidados vai chegar uma hora que não haverá mais NAD+ para receber elétrons, mesmo ocorrendo isso se os NADH+ não forem oxidados liberando seus elétrons para a CTE Cadeia Transportadora de elétrons nós não produzirimos ATP. Quanto realizamos a respiração celular todas as reações que ocorrem tem como finalidade a produção de ATP o NADH+ é reoxidado quando libera seus elétrons e consequentemente seu próton na CTE na primeira enzima receptor de elétrons conforme mostrado no vídeo na aula de sexta, se houver ausência de O2 nós não realizamos respiração consequentemente todos esses processos não serão realizados pela célula pois ela não terá o principal reagente na respiração celular.
ResponderExcluir