Bioquímica uma visão geral

A bioquímica pode ser definida como o estudo da química de organismos vivos, forma uma ponte entre biologia e química. Quase um estado hibrido, porém a bioquímica incorpora todas as interações existentes da menor molécula à maior célula existente. De forma essencial estuda a estrutura e a função dos componentes celulares (como enzimas e organelas) e os processos efetuados pelas chamadas biomoléculas como proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos, lipídios entre outras. Também tem destaque o estudo das propriedades físico-químicas da água, sua importância biológica, além do sistema tampão e pH.
Quanto ao metabolismo celular a bioquimica se encarrega no estudo da produção e utilização de energia que provém da moléculas pelos processos de glicólise, ciclo de Krebs, síntese e oxidação de ácidos graxos, metabolismo de compostos nitrogenados, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.
A bioquímica é em sua essencia uma ciência experimental, mas com o desenvolvimento de mais e melhores ferramentas computacionais e matemáticas, existe também uma grande área de investigação bioinformática associada.
Desde de meados do século passado é a área de maior atividade investigacional no mundo, possuindo atualmente um vastíssimo campo de conhecimento. Por fim de forma mais complexa a bioquimica está interessada nas moléculas efetoras dos processos vivos, em todos os seus níveis - subcelular, celular, tecidual, orgânico, organísmico psicológico/sociológico (o caso das moléculas de comunicação, seus receptores, oscilações hormonais, sua relação com status social por exemplo).

Pesquisado em: http://www.wikibooks.org/
www.bioquimica.med.up.pt/apr_bioquim.html
www.brasilescola.com/biologia/bioquimica.htm