Este blog foi criado no intuito de aperfeiçoar o conhecimento em bioquímica. Informando, atualizando, esclarecendo e auxiliando o aluno de Bioquímica para o melhor entendimento e assimilação do conteúdo. Por isso Comente, pergunte, participe.
MANTEIGA X MARGARINA Quais as diferenças entre a manteiga e margarina? Ambas têm quase a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada aproximadamente 8 g contra 5 g. A manteiga traz mais benefícios nutricionais do que a margarina. A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos. A margarina é de origem vegetal e a manteiga tem origem animal. Se a margarina é de origem vegetal ela provém de óleos. Se óleos são líquidos á temperatura ambiente como a margarina pode apresentar aquela textura firme? As insaturações C=C presente nos óleos podem sofrer um processo denominado hidrogenação catalítica adição de hidrogênio, originando moléculas saturadas, atribuindo mais firmeza à substância. Portanto hidrogenando seletivamente as ligações duplas presentes nos óleos pode-se chegar à consistência desejada para a margarina. Esse processo é empregado na tranformação dos óleos de milho, soja , girassol e outros de materiais pastosos, utilizados no preparo de margarinas.
MANTEIGA X MARGARINA
ResponderExcluirQuais as diferenças entre a manteiga e margarina?
Ambas têm quase a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada aproximadamente 8 g contra 5 g.
A manteiga traz mais benefícios nutricionais do que a margarina.
A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
A margarina é de origem vegetal e a manteiga tem origem animal. Se a margarina é de origem vegetal ela provém de óleos. Se óleos são líquidos á temperatura ambiente como a margarina pode apresentar aquela textura firme?
As insaturações C=C presente nos óleos podem sofrer um processo denominado hidrogenação catalítica adição de hidrogênio, originando moléculas saturadas, atribuindo mais firmeza à substância. Portanto hidrogenando seletivamente as ligações duplas presentes nos óleos pode-se chegar à consistência desejada para a margarina.
Esse processo é empregado na tranformação dos óleos de milho, soja , girassol e outros de materiais pastosos, utilizados no preparo de margarinas.